sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Zoom digital versus zoom ótico

Primeiro, um esclarecimento: o que é zoom?
Zoom é a denominação aplicada às lentes com ângulo de visão variável. Variando-se o ângulo de visão, simultaneamente varia a sensação de proximidade de um objeto que esteja dentro do campo de visão.

Consegue-se esse efeito ao se variar a distância focal - isto é, a distância entre o centro ótico da lente e o ponto de foco (no caso da fotografia digital, o ponto de foco é o sensor digital, local onde a imagem captada é projetada).
Uma objetiva sem zoom, isto é, fixa, não permite ao fotógrafo aproximar ou afastar os objetos dentro de seu campo de visão. Nesse caso, resta ao próprio fotógrafo aproximar-se ou afastar-se do alvo, com a câmera em punho.
Fala-se que uma lente ou câmera tem "zoom de quatro vezes". Isto significa que sua maior distância focal é igual ao quádruplo de sua menor distância focal. Isso é o que ocorre, por exemplo, em uma câmera Canon A530, equipada com lente 35-140 mm.

Um objeto eventualmente fotografado vai variar de tamanho na imagem final à mesma proporção em que variarmos a distância focal. Assim, um jarro fotografado com a lente na posição tele (140 mm) parecerá quatro vezes maior em comparação com a mesma foto feita na posição grande angular (35 mm).
Fica claro que a existência do zoom em uma câmera fotográfica é uma conveniência para o fotógrafo, que fica com maior liberdade para composição e enquadramento.
Mas qual a diferença entre zoom ótico e zoom digital?
O zoom ótico é feito, como o nome indica, por um processo ótico: as várias lentes que compõe a objetiva deslocam-se interna e/ou externamente de modo a obter a desejada variação na distância focal. Ou seja: a imagem que é projetada sobre o sensor continuamente se altera ante as variações de distância focal.
O procedimento do zoom digital é radicalmente diferente. Quando do uso do recurso, a imagem projetada sobre o sensor não se altera. O efeito de zoom é obtido com a ampliação do "miolo" da imagem. Isto é feito por meio de algoritmos matemáticos.
Exemplificando: uma câmera que produza imagens de 2560 por 1920 pixels, está com o zoom digital aplicado em uma ordem de duas vezes (2x). O que a câmera faz? A câmera despreza as bordas da imagem projetada sobre o sensor e seleciona um "miolo" de 1280 por 960 pixels. O algoritmo da câmera multiplica por dois esse miolo em cada uma das dimensões (largura e altura) e gera a imagem a ser gravada na memória.
Comparativamente, o zoom ótico é superior ao zoom digital. Aliás, o zoom digital é uma verdadeira gambiarra, pois um algoritmo matemático não tem como conseguir detalhamento que não foi captado na ocasião da foto. No exemplo que citei, a partir de um único pixel o zoom digital precisará gerar dois pixels em cada dimensão, ou seja, quatro pixels. Com isso, perde-se nitidez e a foto tende a ficar borrada, sem contornos definidos. Algo similar ao que aconteceria, analogicamente comparando, a se projetar um slide comum sobre uma tela de dimensões exageradas.
Por isso, fica a dica: ao comprar uma câmera, não leve em conta o zoom digital; observe exclusivamente o zoom ótico. Ignore também o zoom combinado (ou seja, zoom ótico combinado ao digital).
A título de exemplo, ainda olhando para a Canon A530, temos:
Zoom ótico: 4x
Zoom digital: 3,2x
Zoom combinado: 12,8x (o valor do ótico multiplicado pelo valor do digital)
Aliás, daí a explicação para a existência do zoom digital: em um anúncio publicitário, chama muito mais a atenção um zoom de 12,8x que outro de 4x.
Evite usar o zoom digital. Se usá-lo, procure ser parcimonioso e tenha a consciência de que as chances de obter uma foto sem nitidez será maior, especialmente quando fazemos impressões em um tamanho maior.

2 comentários:

  1. Me esclareceu e muito em relação a câmeras digitais... Vlw!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esta postagem!

    A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo.

    Convido você a divulgar suas postagens no agregador que mais vem se destacando na atualidade, o Pop Blogs:
    http://www.popblogs.net

    Nele você irá contar com um sistema moderno, automatizado e muito mais eficiente para enviar seus links de forma rápida e assim trazer muito mais sucesso e reconhecimento de seu blog na internet.

    No Pop Blogs você pode enviar quantos links quiser todos os dias, não há limites! Basta que os mesmos estejam de acordo com as regras do agregador.

    Aproveite esta grande oportunidade e junte-se a nós nesta grande família virtual chamada Pop Blogs.

    ResponderExcluir

Só comenta quem é inteligente