terça-feira, 11 de outubro de 2011

GEMASOLAR. Usina Solar que produz energia até de noite

Torresol Energy anunciou a colocação de sua planta de CSP Gemasolar elétrica. Foi em maio de 2011, com uma potência máxima de 19,9 MW, e 15 horas de armazenamento de energia térmica, o que permite gerar energia 24 horas por dia, muitos meses por ano. A planta (anteriormente chamado Tres Solar, quando os parceiros de negócios eram diferentes), está localizado perto de Sevilha, Espanha (região Andaluzia).
A produção anual elétrica de 110 GWh / ano equivale a um fator de capacidade de 63,1% . Este é o valor mais alto de qualquer planta de produção de energia solar do mundo. Isso não é bem carga de base, mas precisaria de um suporte de combustível fóssil na tecnologia fotovoltaica. Também teria um terço do custo de transmissão dessa energia. O segredo do fator de alta capacidade é o local ensolarado (esperado 270 dias produtivos / ano), e um campo de energia solar que é tão dimensionado que ela deve se dar ao luxo de  deixar de funcionar por algumas horas por dia pra não saturar os acumuladores.
Gemasolar é a primeira torre central comercial equipado com um sistema de nitrato de sal fundido de armazenamento de energia térmica. A empresa espanhola de engenharia SENER (proprietário de parte de Torresol) tem, aparentemente, desenvolveu sua tecnologia próprio sal fundido desde Boeing / Rocketdyne (que construiu o receptor Dois Solar) deixou o projeto.

Mais de 2.600 espelhos dispostos de forma concêntrica na instalação do Gemasolar, concentram a energia solar, enviando-a para um barril central com nitrato de sódio e nitrato de potássio, que são fundidos. Quando os raios convergem, eles superaquecem o sal a mais de 900 graus Celsius, fazendo com que a água ao redor do tanque ferva e mova as turbinas de vapor. Além disso, qualquer calor gerado além do necessário durante o dia é guardado junto com o sal em estado líquido. Funciona como uma gigantesca bateria térmica para mover as turbinas durante a noite e durante os dias de chuva — por até 15 horas sem nenhum raio de sol. No entanto, a região de Sevilla é uma das mais ensolaradas da Europa, então imaginamos que isso não acontecerá com muita frequência.
A usina Gemasolar, que custou 230 milhões de Euros, acaba de abrir e tem potencial  de gerar 20 megawatts, apesar de estar funcionando ainda abaixo de sua capacidade (a expectativa é que ela atinja 70% da capacidade em 2012.) Trata-se da maior estação de energia solar do tipo na Europa, e tem produção anual total de cerca de 110 GWh/ano — o suficiente para alimentar 25 mil casas e reduzir o impacto atmosférico das emissões de CO2 em mais de 30 mil toneladas por ano.
  
Nos trabalhos relacionados, Solar Reserve ( http://www.solarreserve.com ) está trabalhando em uma torre central plantas em Blythe Califórnia e Nevada Dunes Crescent, que utilizam armazenamento de sal fundido, e BrightSource (http://www.brightsourceenergy. com ) está trabalhando em uma fábrica de torre central em Ivanpah Califórnia que iria tornar o armazenamento e uso mais simples  pela geração de vapor direto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só comenta quem é inteligente