sábado, 3 de setembro de 2011

Temperatura Global X Subida dos mares

O gráfico acima é o resultado dos dados compilados de mais de 1000 estações meteorológicas espalhadas ao redor do planeta, observações da temperatura da água do mar através de satélites e medições em estações de pesquisa na Antártida.
As marcas destacam os anos mais quentes da história. Em 2005 a anomalia ficou 0.62 ºC acima da média. Em 2010 esse valor foi superado, atingindo 0.63 ºC acima da média.
As anomalias foram calculadas a partir da diferença entre a temperatura média mensal e a média da temperatura entre o período entre 1951 e 1980. Esse período de três décadas é a referência para todas as análises apresentadas.
O gráfico acima foi criado com base em medições feitas por mareógrafos ao longo da costa e por altímetros-radares a bordo de satélites de sensoriamento remoto.
As medições feitas pelos mareógrafos mostraram que o nível global dos oceanos subiu a uma taxa média 1.7 milímetros por ano, ou 1.7 centímetro por década.
Dado coletados por satélite entre 1993 e 2003 (linha preta) indicam que elevação subiu 3.1 milímetros por ano, ou 3.1 centímetro por década.


Crédito: National Climate Data Center /  Nasa/GIS (Goddard Institute for Space Studies)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só comenta quem é inteligente