sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Satélite Americano de 6,5 toneladas vai cair na Terra no mês de setembro

A órbita da Terra é um terreno baldio cheio de lixo espacial. Cerca de 20.000 pedaços de detritos com 10cm ou mais. E esse lixo nem sempre fica no espaço: às vezes ele cai na Terra.
Um desses pedaços enormes é o UARS (Upper Atmosphere Research Satellite), um satélite de 6,5 toneladas. O UARS foi lançado como parte de uma missão do Ônibus Espacial (Space Shuttle) para medir níveis atmosféricos de ozônio e outras substâncias. 

O satélite tem 4,5m de diâmetro e é equipado com dez instrumentos científicos. Ele prestou serviço de 1991 a 2005, e vem flutuando sem rumo desde então.
Neste mês, o satélite vai começar sua descida de volta à Terra. Apesar da maior parte de sua estrutura pegar fogo durante a re-entrada na atmosfera, algumas peças podem se quebrar e cair na Terra. E a NASA não faz idéia de onde elas vão cair.
A NASA avisa, no entanto, que o risco de ferimentos por lixo espacial em queda é muito pequeno. Em mais de 60 anos de voos espaciais, não houve qualquer relato de ferimentos ou danos a propriedade resultantes de detritos do espaço.


12 detritos espaciais que caíram do céu
Nem todos os objetos enviados pelo homem ao espaço retornam graciosamente e sem danos como o ônibus espacial Discovery. Nossos chapas do Oobject.com juntaram uma coleção de fotos de objetos que entraram em uma rota mais… direta.
Misteriosa bola de lixo espacial. Queensland, Australia

Foguete Chang’e II volta à Terra em região rural chinesa

Parte de um foguete russo

Pedaços do foguete Delta 2 coletados na África do Sul

Partes de um satélite inoperante em Cidade do Cabo, África do Sul

Parte externa de um motor de titânio, Arábia Saudita

Lixo espacial na Sibéria

Fragmento do Skylab com letreiro intacto

O maior fragmento já recuperado do Skylab

Algo caiu do céu direto no Texas

Tanque de propulsão de um dos veículos de lançamento do Delta 2

Vi aqui:http://umpgal.gsfc.nasa.gov/ via GIZMODO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só comenta quem é inteligente