segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Homenagem ao 20 de Setembro. Viva o Rio Grande!

Pros que não conhecem esse é como se fosse um Hino interno do Rio Grande do Sul. Retrata o espirito dos gaúchos da fronteira e o amor que cada Riograndense leva em seu peito.

Todas estas expressões foram usadas pelo cantor e compositor BAGRE FAGUNDES para compor a letra da música "Canto Alegretense", como forma de expressar as belezas desta terra, a tradição, a cultura, a simplicidade e acima de tudo o amor do povo gaúcho por este pedaço de chão chamado de Rio Grande do Sul, legado a custo de muito sangue dos nossos antepassados que lutaram na Revolução Farroupilha.
Não me perguntes onde fica o Alegrete 
Segue o rumo do teu próprio coração 
Cruzarás pela estrada algum ginete 
E ouvirás toque de gaita e violão 
Prá quem chega de Rosário ao fim da tarde 
Ou quem vem de Uruguaiana de manhã 
Tem o sol como uma brasa que ainda arde 
Mergulhado no Rio Ibirapuitã 
Ouve o canto gauchesco e brasileiro 
Desta terra que eu amei desde guri 
Flor de tuna, camoatim de mel campeiro 
Pedra moura das quebradas do Inhanduy 
E na hora derradeira que eu mereça 
Ver o sol alegretense entardecer 
Como os potros vou virar minha cabeça 
Para os pagos no momento de morrer 
E nos olhos vou levar o encantamento 
Desta terra que eu amei com devoção 
Cada verso que eu componho é um pagamento 
De uma dívida de amor e gratidão

FONTE: Todo gaúcho já nasce sabendo cantar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só comenta quem é inteligente