domingo, 4 de setembro de 2011

Como trocar o pneu de um avião?

Pneus dianteiros podem ter até 11 recauchutagens antes de ser descartados, mas os traseiros, que sofrem mais impacto pelo peso do avião, apenas 5. Após 100 voos, chega a hora de trocar o pneu . Um processo simples para profissionais, mas que requer muita prática e habilidade. E o que os mecânicos precisam para trocar uma roda de avião?




Preparação
É  preciso isolar a área, calçar as rodas e fechar portas - isso é para evitar que a fuselagem entorte quando o avião é erguido.


O macaco
A peça-chave para trocar o pneu do avião é um grande macaco hidráulico chamado de malabar. Primeiro acionado manualmente, ele é só encaixado na aeronave.




A força
Uma mangueirinha passa a pressão interna de um pneu para o malabar - como a pressão é muito grande,  ele consegue erguer o avião. Com o avião suspenso, é retirado o pneu que não está conectado.

Desencaixe
A porca que segura a roda é solta com a ajuda de um equipamento hidráulico. Recomenda-se tirar a roda com ajuda de um suporte - cada uma delas pesa pelo menos 200 kg.

O teste
A roda tem de ser colocada ainda com seu pneu desinflado. Com a roda encaixada e presa, o freio é desativado para verificar se ela gira normalmente. Depois, a porca é presa outra vez.





O gás
Com o avião ainda suspenso, o novo pneu é inflado. E não se usa ar comprimido, mas nitrogênio, que não congela na altitude e demora mais a sair do pneu.Depende de cada modelo de avião. No caso do Boeing 767 os traseiros entre 200 a 220 PSI e os dianteiros por volta de 185 PSI. São abastecidos com Nitrogênio para não alterar muito a pressão em relação à temperatura




Fonte Renato Gengo, mecânico de avião

2 comentários:

  1. gostei foi daqui q a SUPER tirou isso http://super.abril.com.br/cotidiano/como-se-troca-pneu-aviao-610968.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_super

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que é o contrário , né, veja a data das duas publicações...

      Excluir

Só comenta quem é inteligente