sábado, 10 de setembro de 2011

Como sabemos a idade de uma árvore?

É possível calcular a idade de uma árvore observando-se a constituição do tronco. Para crescer, ela desenvolve ao redor de uma medula central vasos condutores de seiva bruta (xilema), seiva elaborada (floema) e tecidos responsáveis por sua sustentação, que constituem o lenho da árvore. 

O lenho constituído primeiramente é chamado de primaveril ou inicial e possui paredes com células mais finas do que o formado depois, conhecido como tardio ou estival.  Durante o inverno rigoroso destas regiões, no entanto, a árvore entra em um período de dormência. Em climas tropicais, essa dormência está relacionada aos períodos de estiagem (seca) e os anéis são geralmente formados por outros tecidos, como parênquima(tecido de reserva) ou por fibras(tecidos de sustentação) e podem ocorrer duas vezes num mesmo ano. Concluído o ciclo é possível determinar o número de anéis anuais, calculando-se a idade aproximada da árvore.

Já é possível saber quão velha é uma árvore sem ter de arrancá-la do chão. A técnica é usada há algum tempo por pesquisadores norte-americanos, mas só recentemente chegou por aqui. "Estamos pelo menos 50 anos atrasados", diz Gregório Ceccantini, professor do departamento de botânica da USP. É ele quem lidera o grupo que procura tirar o País do atraso nessa área de estudo.

Para saber a idade exata de uma árvore, é preciso contar seus anéis de crescimento. O problema é que, até pouco tempo atrás, os pesquisadores acreditavam que as espécies de regiões tropicais não tinham esses anéis. Isso porque é mais difícil observá-los nelas do que nas árvores de regiões temperadas, por exemplo.



 "Nas regiões temperadas, 100% das árvores têm anéis de crescimento. Já nas tropicais, eles são comprovados apenas em uma minoria", diz o professor. Para dificultar, não é qualquer anel que entra na conta. A precisão da idade só é alcançada quando os anéis são contados a partir da medula e do ponto mais baixo possível do tronco.




Instrumento para recolher um filete do tronco (TRADO). Tipo uma furadeira manual que penetra no tronco numa espessura de 1 cm que não prejudica o vegetal. No furo coloca-se cera natural.

Outro detalhe: o ano de crescimento de uma árvore não equivale a 12 meses, e sim ao período (variável) em que ela cresceu durante aquele ano. Por exemplo, há centenas de anos, em uma época de grandes chuvas, uma árvore que atualmente cresce durante 8 meses do ano poderia ter crescido por 11 meses. Os fatores que determinam isso dependem da espécie da árvore e do clima. Entre eles estão a temperatura, as chuvas e o oxigênio (falta de).
Porém existe uma tabela para poder se basear ao fazer a medição. Onde pelo tipo da árvore e clima onde se encontra sabe-se que cada anel representa "x" meses.

Pesquisei aqui, aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só comenta quem é inteligente