quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pioneer 10 intriga cientistas



Pioneer 10, é uma sonda interplanetária dos E.U.A. Foi lançada ao espaço numa missão interplanetária desenvolvida a partir do Pioneer Program que consistiu no projeto e execução de oito missões interplanetárias (Pioneer 6, 7, 8, 9, 10, 11, Venus Orbiter e Venus Multiprobe). A Pioneer 11 foi desenvolvida juntamente com a Pioneer 10 para cumprirem a missão Pioneer Jupiter Mission.
As Pioneer 10 e Pioneer 11 receberam em seu corpo principal placas de ouro, caracterizando uma mensagem com a imagem humana, caso a Pioneer 10 ou 11 sejam interceptadas por seres extraterrestres
.


A primeira (a Pioneer 10) a ser lançada em 1972 e a segunda (a Pioneer 11) lançada em 1973. O programa foi aprovado em Fevereiro de 1969 definindo, a partida, e três grandes objetivos para a missão:
Explorar o meio interplanetário para além da órbita de Marte
Investigar os cinturões de asteróides e verificar os perigos que esta representa para as sondas nas missões para além da órbita de Marte, e
Explorar o sistema de Júpiter.
Pois bem. Ela está voltando para Terra.
Inicialmente, os astrônomos pensaram que a sonda estava voltando por causa do impulso que uma sobra de gás nos motores da Pioneer que estivesse escapando causaria. Mas a força é praticamente constante. Outras possibilidades como radiação solar e gravidade também foram descartadas.
A força misteriosa é 10 milhões de vezes mais fraca do que a gravidade e os cientistas estão acreditando que possa se tratar de uma “nova força da natureza”, desconhecida até então.
A velocidade da sonda, que é, atualmente, 43 mil quilômetros por hora e parece estar diminuindo 9 quilômetros por hora, mas a cada século.
A Pioneer está fazendo os cientistas questionarem o conhecimento que temos sobre a gravidade e o universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só comenta quem é inteligente